Sou Nelson Motta, conhecido como ‘Curuca’, do Partenon, que fazia parte junto com os demais amigos que certamente participarão deste blog: Gilberto Medeiros, Betinho Lousada, Bruno Blenkeistein, Ivori Dutra, Wily Santarosa, João Quadrado e Maria Regina Pilla, entre outros.
Iniciamos as atividades esportivas e sociais do Copa por volta de 1957. O Copa resultou da fusão do Juvenil Porto Alegre da rua Paisandu e o Clube Olímpico Porto Alegre da rua Tobias Barreto, dando origem ao Clube Olímpico Juvenil Porto Alegre. Neste Clube chegamos a ter em torno de trezentos associados.
Aos sábados realizávamos reuniões dançantes nas residências que possuíam espaço para tal. Nestas reuniões dançantes as moças levavam salgados que eram vendidos a baixo custo, junto com algumas bebidas encomendadas ‘condicional’ para a noite. As reuniões da diretoria eram realizadas na residência do Dr. Julio Bocaccio na rua Tobias Barreto, aos domingos às dez horas. Atualmente lá reside seu filho Francisco ‘Chico’ Bocaccio.
Alguns pais compunham o Conselho Deliberativo e ajudavam na fiscalização e decisões da diretoria, entre elas o aluguel de uma sede na esquina da rua Machado de Assis com a Bento Gonçalves. Na madeireira do Wily confeccionamos os móveis; compramos geladeira, uma Eletróla Telefuncken, ampliamos a sala e realizamos uma pintura completa na casa, que era para ser a sede. A sede começava a funcionar a partir das 17 até às 23 horas. Possuíamos jogos de xadrez, damas e pebolin. As reuniões dançantes eram realizadas aos sábados a cada quinze dias. João Quadrado era nosso ‘discotecário’, pois possuía uma coleção atualizada de long plays (disco de vinil).
Ingressei na Faculdade Católica de Medicina em 1961, então iniciamos um intercambio social da turma do Copa e o Centro Acadêmico XX de Março. Festas como: ‘Uma noite no Havaí’, ‘Uma noite no Texas’ e ‘Uma noite de terror’ foram realizadas no Copa e no Centro Acadêmico da faculdade.
Vários colegas da faculdade freqüentavam o Copa, inclusive como sócios, e a turma do Copa, freqüentava as festas da faculdade no Centro Acadêmico e os bailes dos ‘bixos’ de todas as faculdades, que eram realizados na reitoria. Possuíamos carteirinha social, na qual constava a mensalidade dos sócios, sendo obrigatório sua apresentação para as reuniões e jogos do Copa. Realizamos um enorme baile de aniversário na Sede Social do Grêmio Náutico Gaúcho, com pleno sucesso.
Após minha formação em medicina, iniciei minha carreira como médico em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari em 1966, tendo sido vice-prefeito e vereador nesta cidade. Minha relação com Porto Alegre foi mantida através de plantões no HPS, que realizei de 1973 a 2007. Após concluir minha especialização em ortopedia e traumatologia, iniciei meu trabalho no Hospital Bruno Born em Lajeado, a partir de 1973. Em Lajeado fui vereador em três legislaturas, sempre tentando melhorar os serviços de urgência deste hospital, que tornou-se referência e modelo para o interior do estado.
Resido a cerca de 42 anos em Lajeado, no Alto do Taquari. Tenho quatro filhos homens: Marcelo, Leonardo, Fábio e Alberto que são do primeiro casamento. Atualmente sou casado há 16 anos com a Luciana com quem tenho duas filhas: Laura(15) e Vitória(6). Ainda hoje trabalho intensamente no Hospital da cidade e no meu consultório.
Meu endereço atual: Rua Ceará, 1288, Alto do Parque. CEP: 95900.000. Telefone residencial (051) 3748 0470. Consultório (051) 3714 1480. Celular: 9997 6371. E-mail: laura.motta@hotmail.com.
Meu caro Curuca!
ResponderExcluirPois seja muito bem vindo ao nosso convívio! Que bom que vieste, já que há muito a fazer para que possamos novamente encontrar toda essa boa turma do COPA. Vai ser um prazer renovado voltar a trabalhar contigo e reviver todas as nossas aventuras daquela época de ouro.
Um grande abraço.