Coordenadas dos Amigos Contatados

Coordenadas dos Amigos Contatados
Esta é a relação oficial e final dos amigos encontrados, e seus pares, visando a Festa do COPA 50 Anos Depois

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PASSEIO DO COPA 1960


Como estou sempre estimulando os amigos a enviarem fotos ao blog, que possuam ligação com o nosso querido COPA, tomo a iniciativa de publicar esta que aí vai. A foto apresenta uma parte dos participantes de um passeio que o COPA promoveu - não posso precisar o ano - imagino que pelo ano de 1960, às instalações da então Faculdade de Agronomia e Veterinária, na Avenida Bento Gonçalves, a caminho de Viamão. Creio que os que participaram do evento devem se lembrar.




Ainda consigo identificar, na foto, em pé, da esquerda para a direita, os nossos caros amigos, Wilson, o signatário deste "post", Beto Grassi, Fernando Patta, e um que não identifico. Abaixados, na mesma ordem, Mário Augusto, Nelson Machado, Victor Hugo Aita, outro não identificado por mim, José Bento, João Moura. Os dois pequenos da frente também não consigo identificar. Todas as correções e complementações são muito bem vindas, para preenchermos as lacunas.
Quero fazer uma referência a essa foto e, ao mesmo tempo uma homenagem ao nosso caro amigo Pedro Ricardo, esteja ele nos lendo ou não. Lembro perfeitamente que ele participou desse passeio, em que foi incluído um magnífico churrasco, provavelmente preparado pelos nossos amigos mais velhos (naquela época a gente podia usar essa terminologia). Também fez parte da programação uma partida de futebol entre a moçada da Paisandú e a da Tobias Barreto e tive a honra de ter junto comigo, pela Paisandú, o meu amigo Pedro Ricardo, além dos outros já citados, que moravam naquela rua.
Naquele tempo, a máquina fotográfica mal tinha sido inventada e, por essa razão, a foto publicada é possivelmente a única que tenho em meu poder, relativa a algum evento do COPA. Volto a incentivar os amigos a publicarem fotos relacionadas às atividades do COPA em seu poder; mas também, por que não, que contenham grupos de amigos da Paisandu, Tobias Barreto e periferia, que congregavam os nossos associados da época. Elas ajudarão os mais tímdos a se reconhecerem e a se chegarem ao nosso grupo.
Aproveito esta oportunidade para dar as boas vindas à nossa querida amiga Maria do Carmo Landell de Moura Porto, a Camo, caríssima amiga da minha esposa Selene, neste momento a mais recente seguidora do nosso blog, segundo o que pude observar. Peço à Camo que envie para o e-mail do nosso Grupo "COPA 50 Anos Depois" (copa-50-anos-depois@googlegroups.com), os dados necessários para que eu a inclua em nossa planilha de "resgatados" (telefones convencional e celular, e-mail e cidade/estado onde reside atualmente) como pacto de participação da nossa festa.
Estarei também incluindo, na mesma planilha, os dados da minha esposa Selene, ex-sócia do COPA e seguramente comprometida com a nossa festa.
E vamos em frente!

domingo, 18 de outubro de 2009

NELSON MOTTA - APRESENTAÇÃO PESSOAL


Sou Nelson Motta, conhecido como ‘Curuca’, do Partenon, que fazia parte junto com os demais amigos que certamente participarão deste blog: Gilberto Medeiros, Betinho Lousada, Bruno Blenkeistein, Ivori Dutra, Wily Santarosa, João Quadrado e Maria Regina Pilla, entre outros.
Iniciamos as atividades esportivas e sociais do Copa por volta de 1957. O Copa resultou da fusão do Juvenil Porto Alegre da rua Paisandu e o Clube Olímpico Porto Alegre da rua Tobias Barreto, dando origem ao Clube Olímpico Juvenil Porto Alegre. Neste Clube chegamos a ter em torno de trezentos associados.
Aos sábados realizávamos reuniões dançantes nas residências que possuíam espaço para tal. Nestas reuniões dançantes as moças levavam salgados que eram vendidos a baixo custo, junto com algumas bebidas encomendadas ‘condicional’ para a noite. As reuniões da diretoria eram realizadas na residência do Dr. Julio Bocaccio na rua Tobias Barreto, aos domingos às dez horas. Atualmente lá reside seu filho Francisco ‘Chico’ Bocaccio.
Alguns pais compunham o Conselho Deliberativo e ajudavam na fiscalização e decisões da diretoria, entre elas o aluguel de uma sede na esquina da rua Machado de Assis com a Bento Gonçalves. Na madeireira do Wily confeccionamos os móveis; compramos geladeira, uma Eletróla Telefuncken, ampliamos a sala e realizamos uma pintura completa na casa, que era para ser a sede. A sede começava a funcionar a partir das 17 até às 23 horas. Possuíamos jogos de xadrez, damas e pebolin. As reuniões dançantes eram realizadas aos sábados a cada quinze dias. João Quadrado era nosso ‘discotecário’, pois possuía uma coleção atualizada de long plays (disco de vinil).
Ingressei na Faculdade Católica de Medicina em 1961, então iniciamos um intercambio social da turma do Copa e o Centro Acadêmico XX de Março. Festas como: ‘Uma noite no Havaí’, ‘Uma noite no Texas’ e ‘Uma noite de terror’ foram realizadas no Copa e no Centro Acadêmico da faculdade.
Vários colegas da faculdade freqüentavam o Copa, inclusive como sócios, e a turma do Copa, freqüentava as festas da faculdade no Centro Acadêmico e os bailes dos ‘bixos’ de todas as faculdades, que eram realizados na reitoria. Possuíamos carteirinha social, na qual constava a mensalidade dos sócios, sendo obrigatório sua apresentação para as reuniões e jogos do Copa. Realizamos um enorme baile de aniversário na Sede Social do Grêmio Náutico Gaúcho, com pleno sucesso.
Após minha formação em medicina, iniciei minha carreira como médico em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari em 1966, tendo sido vice-prefeito e vereador nesta cidade. Minha relação com Porto Alegre foi mantida através de plantões no HPS, que realizei de 1973 a 2007. Após concluir minha especialização em ortopedia e traumatologia, iniciei meu trabalho no Hospital Bruno Born em Lajeado, a partir de 1973. Em Lajeado fui vereador em três legislaturas, sempre tentando melhorar os serviços de urgência deste hospital, que tornou-se referência e modelo para o interior do estado.
Resido a cerca de 42 anos em Lajeado, no Alto do Taquari. Tenho quatro filhos homens: Marcelo, Leonardo, Fábio e Alberto que são do primeiro casamento. Atualmente sou casado há 16 anos com a Luciana com quem tenho duas filhas: Laura(15) e Vitória(6). Ainda hoje trabalho intensamente no Hospital da cidade e no meu consultório.
Meu endereço atual: Rua Ceará, 1288, Alto do Parque. CEP: 95900.000. Telefone residencial (051) 3748 0470. Consultório (051) 3714 1480. Celular: 9997 6371. E-mail: laura.motta@hotmail.com.

sábado, 17 de outubro de 2009

Vanderlei Aragão Rocha - Quem sou eu?

Foi em um domingo, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, que eu decidi mergulhar de ponta cabeça neste planeta, que passaria a ser o lugar onde eu, invaravelmente, iria nascer, viver e certamente bater as botas. No dia 11 de junho de 1944, às 7 horas, na Rua Lobo da Costa, 29, em Porto Alegre, eu levei a primeira palmada na bunda que me fez chorar pela primeira vez. Em ‘47 conhecí um grande amigo, o João Maurício Alves Machado da Rosa, o Bicudo. O Bicudo que desde criança, foi sempre privilegiado com um nariz que lhe rendeu este apelido. Cursei o ginásio no Colégio Inácio Montanha e o científico no Julinho. Nesta época, havia os famosos bailes da Reitoria. Em volta do salão, se acotuvelavam os jovens, na vigília de seu futuro par, que sentadas às mesas com suas mães, fica-vam aguardando um convite de um deles para dançar. Tinha meninas que passavam a noite sem que nenhum cavalheiro viesse convidá-las para um embalo. E ao som do Conjunto Baldalf, o Edgar Poser ajudava a acariciar corações com a sua voz e canções românticas. E foi em uma noite destas, em um baile dos “bixos” da Economia da UFRGS, que o Toninho, então presidente do centro acadêmico, veio ao meu encontro me pedindo para dançar a tal de valsa, com uma das garotas “bixo”, ainda sem par. Meio assustado pela incerteza de quem poderia ser a tal garota, e já imaginando ser uma daquelas que passavama à noite sentadas, eu aceitei o convite. Dançamos a noite inteira. Nos despedimos. E, em certa tarde, eu caminhava pela Rua da Praia, avistei-a de loge. Olhei para o Bicudo ao meu lado. E sob o seu olhar de aprovação, encorajei-me e me aproximei dela. E para resumir...até hoje estamos caminhando na estrada desta vida, juntos completamente cúmplices um do outro. Casei-me, em 8 de junho de 1967. Conclui o curso de Administração na PUC-RS, 1969. Morei em Caxias do Sul, enquanto eu dirigia o departamento de marketing da Agrale. Temos três filhos: Nataniel, Marcelo e Carla. E, lamento não poder estar por aqui por mais 50 anos, e assim assistir o avanço da tecnologia para descobrir até onde estaremos escravos dela. Atualmente, vivemos em Porto Alegre.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PLANILHA DE COORDENADAS DOS AMIGOS DO COPA

                     
Essa planilha, que apresenta nomes, apelidos, telefones convencionais, telefones celulares, endereços de e-mail, cidade e estado dos amigos do COPA, é dinâmica. À medida que os novos amigos façam contato, visitem o blog ou mandem e-mails, deverão fornecer os seus próprios dados como exemplificado na planilha. Imediatamente seus nomes serão incluídos na planilha que será novamente publicada no blog, devidamente atualizada.
A relação teve que ser reduzida para caber na página do blog, o que impossibilita a sua leitura. Entretanto, ela configura, na verdade, um link. Basta clicar sobre a figura que ela aparecerá isoladamente em outra página, facilmente permitindo que seja lida. Para voltar à página do blog, basta clicar na página de retorno (seta para a esquerda). Clicando com o botão direito, a Tabela poderá ser aberta em outra janela isolada.
A planilha permitirá que os novos amigos do COPA, que visitem o blog, reconheçam os que já fazem parte do grupo e se juntem a ele através do fornecimento dos seus prórios dados, assim permitindo à Comissão Organizadora o conhecimento dos novos membros para futuros contatos.
Grato e JUNTEM-SE A NÓS!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Apresentação

Atendendo à provocação do Nelson, peço licença para me apresentar também. E realmente, ao contrário do Nelson e de outros "véios", entendo que preciso de apresentação, pois na época do auge do COPA eu era uma criança - o irmão pentelho da Selene e a escolta oficial da família. Participei de alguns bailes dos quais ainda me recordo vivamente, especialmente o primeiro - não lembro o ano - mas se não me engano era uma festa no Havaí, ou algo parecido, sendo que todos os participantes estavam devidamente fantasiados. Mas dessa festa especialmente me recordo em razão de ter sido o primeiro grande porre que tomei na vida, "incentivado e auxiliado" por muitos dos que estão e/ou estarão participando deste blog. Ocorre que gostei demais de uma bebida que serviam num grande recipiente, cheia de frutas e gosto de guaraná. Só que era um ponche (ou boli - nem sei como se escreve), encharcado de álcool... Mas em compensação o casalzinho - Selene e Nelson - encerraram a festa mais cedo, pois tiveram que me levar prá casa, dormindo. Bem, mas hoje não sou mais criança, tenho 57 anos, e estou emprestando todo o meu apoio a essa iniciativa do Nelson porque é uma grande oportunidade de relembrar uma época de ouro, que perdurou por ainda muitos anos, da qual tenho a satisfação e o orgulho de ter participado.

NELSON AZAMBUJA - Apresentação Pessoal

A Comissão Organizadora decidiu, como razoável, que todos os antigos amigos do COPA, que aceitassem o convite de participar desse Blog, escrevessem e postassem uma pequena coluna que servisse como apresentação pessoal aos demais amigos, para tornar mais fácil o reconhecimento de todos entre si. Coisa bem simples, sem rebuscamentos e, sobretudo, tão espontânea quanto possível. Como sou bem obediente, aí vai a minha apresentação, em que toda a ênfase será colocada para mostrar a minha ligação com o COPA.
Eu sou o Nelson Azambuja, que morava inicialmente na Tobias Barreto, 457, lá em cima, na frente do Carlos Ary e do Antônio Celso, depois da pracinha. Depois me mudei para a Paisandu, 531, penúltima casa à direita de quem sobe, vizinho da Carmem Maria, Rosely, Lia e Lenora e em frente ao Deco (Carlos Alberto Nascimento). Andei mudando de, e para essas mesmas casas (ninguém consegue abandonar o Partenon), por curtos espaços de tempo. A coisa mais importante que me aconteceu naquele tempo foi que ali, no bairro, conheci a minha namoradinha, que viria a ser a minha esposa até agora, a Selene V. de Oliveira (Lene). Não demora nada ela vai escrever a sua própria apresentação pessoal.
Naquele tempo eu até que jogava uma bolinha legal (deixando a modéstia um pouquinho de lado) e então fui convidado, se não estou enganado (como isso é fácil hoje...), pelo Mário Augusto e o Nelson Machado, a integrar o time de futebol e futebol de salão de um grupo de meninos da Tobias Barreto que então parece que se chamava COMETA. O Dr. Júlio Bocaccio, da Tobias Barreto, era, digamos, o dono do time e lembro muito bem que ele me fez assinar uma ficha de inscrição que era um verdadeiro Contrato (quem vai se lembrar disso é o Francisco - Chico - Bocaccio). Logo o pequeno Clube cresceu e transformou-se no COPA, mas essa é uma outra história que ainda será contada nesse blog.
Participei ativamente, como todos, de todas as atividades esportivas e sociais do COPA até o ano de 1961 quando eu, com os meus dezessete anos, concluí o então "Científico" no Júlio de Castilhos e fui tratar do meu primeiro vestibular, no qual, aliás, não fui bem sucedido. Naquele mesmo fim de ano, meu pai, Carlos Ferreira de Azambuja, então trabalhando na Varig, transferiu-se para São Paulo com toda a família, onde permaneci até o final do ano seguinte realizando o cursinho pré-vestibular.
Ao final daquele ano, com a desculpa de fazer o vestibular em Porto Alegre, mais fácil que em São Paulo - preciso dizer que eu queria mesmo era vir para perto da minha namoradinha Selene? -, retornei para a minha cidade natal e para as atividades do COPA. Já era o início do ano de 1963.
Continuamos participando do convívio com os amigos do COPA, menos ativamente, é verdade, porque as disciplinas da Escola de Engenharia não me davam folga, até o início do ano de 1966 quando, Selene e eu, resolvemos virar adultos e casar (podem deixar que vamos postar foto do casamento com alguns amigos do COPA). Daí para a frente, fim da adolescência, faculdade, emprego e vida de casado, os encontros passaram a rarear e foi, mais ou menos assim, que terminou a minha (já então nossa) participação junto às atividades do COPA.
Entretanto, aproveito a oportunidade para dizer, nunca esqueci dos tempos nem dos amigos do COPA. Mais do que isso - tenho amigos daquele tempo que são testemunhas -, desde os últimos anos tenho sempre alimentado a esperança de ver acontecer um encontro com os remanescentes daquela época. Acho que estou muito próximo de ver esse desejo se realizar, de voltar a rever pelo menos alguns dos co-responsáveis por uma época inesquecível.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

BOAS VINDAS

Atualizando, acabei de verificar que o nosso "blog" já tem os seus quatro primeiros seguidores. A minha felicidade foi tão grande que não pude esperar até amanhã e, mesmo a essa hora, 01:15 da manhã do primeiro dia do mês de outubro, quinta-feira, faço a nossa primeira postagem, apenas para registrar o auspicioso acontecimento. E apresento a todos, de imediato, os nomes desses nossos amigos:
Laurinha Motta, filhota do nosso amigo Nelson Gaspar da Motta, membro da Comissão Organizadora;
Cícero Coitinho de Oliveira, o Cicinho, irmão da minha esposa Selene e membro da Comissão Organizadora;
João Carlos Landell de Moura, o Joãozinho, também membro da Comissão Organizadora; e
Gilberto Abrahão, o Betão, também membro da nossa Comissão Organizadora.
Isso me faz suspeitar de que os citados participantes, ao aceitarem o convite para participarem como "autores" (aqui excetuado o Nelson Motta, que ainda não o fez), já visitaram o site e acionaram a opção de permanecerem como seguidores do nosso blog, o que é muito bom.
Aproveito a postagem para lembrar, portanto, que dois amigos convidados ainda não aceitaram o convite e que os três que já o fizeram, ainda não fabricaram o seu "perfil". É muito importante que elaborem esse perfil para que se tornem conhecidos dos nossos futuros amigos que visitarão o blog. Se visitarem o blog, notarão que na coluna da direita, em verde, sob o título "Quem Sou Eu?", esconde-se o perfil dos autores e ali poderão ver a relação dos que já funcionam como tal. Verão também que cada nome ali relacionado, como um "apelido", é também um link que conduzirá ao perfil do nome selecionado. É a maneira que os visitantes terão de conhecerem os autores do blog e, nesse momento, membros da Comissão Organizadora do evento.

Sejam muito bem vindos!!! E venham os demais!!!