Coordenadas dos Amigos Contatados

Coordenadas dos Amigos Contatados
Esta é a relação oficial e final dos amigos encontrados, e seus pares, visando a Festa do COPA 50 Anos Depois

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ANA MARIA LANDELL DE MOURA - APRESENTAÇÃO PESSOAL

Querido Nelson,
Fiquei muito feliz em receber teu telefonema e o carinho que me proporcionaste com tantas lembranças de um tempo maravilhoso, onde convivemos no Partenon da nossa infância e adolescência.
Embora de uma geração um pouquinho mais adiante da de vocês, em sua maioria, relembrei, olhando o Blog e as fotos que postaste, cenas, fotos e pessoas que estavam um pouco adormecidas na minha memória, mas não no meu coração. Soube, assim que eu revi todas as parcelas de histórias referidas por vários de meus queridos amigos e vizinhos do passado, a importância de se buscar, neste presente em que vivemos, um pouco dos nossos sonhos e ideais, e até para fazermos, por assim dizer, um alegre retrospecto de nossas vidas.
A Paissandú nº 284, ainda frequento semanalmente e a casa continua a ter a mesma referência familiar, pois minha mãe Jessie, com 90 anos, ainda mora lá e meu irmão "joãozinho", como carinhosamente o apelidas, também ali reside. Assim continuo geográfica e emocionalmente focada na nossa Paissandú e no nosso Partenon, relembrando, toda vez que por ali circulo, a história de cada casa e da família que ali morou e as marcas que deixaram em todos nós. Por esta circunstãncia ainda convivo com alguns amigos e vizinhos que ali ainda permanecem...assim o distanciamento ficou um pouco mais próximo !
Aproveito este primeiro contato para dar alguns tópicos de minha vida atual, posssiblitando aos amigos de 50 anos atrás me situarem um pouco neste presente.
Me formei em Direito pela PUC, e logo ingressei na carreira de Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, por onde me inativei. Estudei em Paris para uma especialização em Direito Público, fui Conselheira da Ordem dos Avogados do Rio Grande do Sul, Diretora Financeira do Instituto dos Advogados e exerci, durante minha vida profissional, varias atividades de assessoramento jurídico em diversas Secretarias e órgãos estatais.
Me casei com um colega da Faculdade de Direito, Frederico Carlos Gomes Neto, de familia oriunda do Menino Deus e colega da Puc, reencontro este que se deu muitos anos depois de nos formarmos. Não tenho filhos e assim meus sobrinhos ficaram neste lugar, juntamente com as netinhas do meu marido.
Atualmente resido no Bairro Petrópolis. E me recordo agora, que muito andei de bicicleta por aqui nos finais de tarde, com Tania e Olenca, que foram moradoras por muito tempo da Paissandú. Para relembrar, Tania , Olenca - que casou com o Sergio Cohen, também morador do Partenon -, e Maslova eram três irmãs com quem muito convivi. Dona Lorlai era a mãe e tinha uma avó, que também morava com elas e infelizmente não estou recordando o nome. Moravam quase em frente da residência do nosso querido e não mais presente Bruno.
Nesta pequena retrospectiva que estou fazendo em razão do COPA e deste reencontro, não posso deixar de aqui referir o quanto o meu querido irmão Antonio, que lastimavelmente tão cedo nos deixou, ficaria feliz e entusiamado com esta confraternização, ele que foi um dos "sócios fundadores" entre outros amigos dessa idéia social, e era uma pessoa muito comunicatival, alegre e integradora.
Asim, embora não tenha convivido diretamente com muitos dos integrantes do COPA, me relacionei através dos meus irmão e irmãs, pois na realidade éramos cinco, e meu pai gostava muito que os amigos frequentassem a nossa casa.
Estas são as minhas primeiras impressoões, desencadeadas por teu amável telefonema, e que eu gostaria de que nossos amigos de 50 anos também participassem, tal como no nosso passado sabíamos uns dos outros.
Um abraço carinhoso para ti , Selene e aos demais integrantes do Blog da família Copa.

Autor: ANA MARIA LANDELL DE MOURA.

Um comentário:

  1. Querida Ana Maria,

    Como um dos organizadores desta feliz confraternização, de cujo idealizador foi o Nelson Azambuja apreciaria de dar minhas boas vindas a esta fraterna comunidade que, pelo visto, se perpetuará até o "último dos moicanos".
    Para me identificar melhor sou o Vanderlei, que morava na Rua Martin Bromberg, 124, de cuja mamãe (Olinda) tornou-se amiga da tua querida e amável dona Jessie.
    Lembro-me daquelas tardes de sábado, sentados sobre o muro ondulado da casa de vocês (Rua Paissandú, 284) , quando combinávamos sobre o local das próximas "reuniões (dançantes)" e sobretudo da hospitaleira atitude dos Moura em receber a todos com carinho. Recordo-me, da porta da frente da casa de vocês: permanecia sempre aberta, literalmente, para os amigos de toda a família.
    Pois, hoje, por ironia, fazem precisamente 45 anos que o Antoninho, teu irmão me apresentou à Mara, minha mulher, em um baile de calouros da Biblioteconomia, na Reitoria da UFRGS. Dancei a valsa com ela, e três anos depois nos casamos. Antoninho, como bom "casamenteiro" deve ter contribuído com a nossa união até hoje! Esta história foi contada aos nossos três filhos (35, 37 e 40).
    Ana querida, ratifico minha alegria em poder contar com a tua companhia neste ambiente, e quem sabe com a tua presença na nossa grande Festa no dia 18/09/10.
    Até lá.
    Um forte abraço deste amigo,
    Vanderlei

    ResponderExcluir